Antigas propagandas do mercado imobiliário: plantões no local, modelos decorados e os primeiros estandes

Antigamente, por volta dos 1900, o termo “mercado imobiliário” não existia. Esse termo passou a aparecer nas revistas e jornais em meados da década de 40, coincidindo com o início da verticalização da cidade, com a intensa construção de prédios para finalidade residencial no centro e arredores. Mesmo sem esse termo, as práticas de publicidade para venda de loteamentos, apartamentos e casas acontece desde sempre.

Os estandes como o conhecemos hoje são recentes, são fruto de uma evolução resultante de uma série de influências de acontecimentos da arquitetura (a arquitetura abriu o caminho conceitual de usar edifícios para exposições diversas), publicidade (passava a ser comprovada sua eficácia de persuasão) e economia (havia mercado) do início do século XX. Antes que qualquer construção temporária existisse no terreno, estavam lá as tendas que serviam de plantão aos fins de semana e os modelos decorados, que datam da década de 20.

A idéia de representar a ocupação do terreno com uma unidade habitacional construída é bem antiga, e como São Paulo era aclamada como a cidade que mais crescia no mundo na primeira metade do século XX, tomando o então lugar de principal cidade brasileira do Rio de Janeiro, e recebendo imigrantes e migrantes de todas as partes, não havia nada mais urgente do que proporcionar a posse de uma porção desta cidade tão efervescente para os que estavam chegando, e ampliar as posses dos que estavam enriquecendo.

Os anúncios contam essa história. Reuno abaixo alguns que registram de forma expressiva as práticas do mercado imobiliário e o registro do primeiro estande (até este momento) de São Paulo.

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Antigas propagandas do mercado imobiliário: plantões no local, modelos decorados e os primeiros estandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s